quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Caso das Mutucas

(para contar na roda de caçadores, pescadores, pilotos e outros mentirosos...)

Contando parece mentira... faltava este. O último caso do Romualdo.
Não vê que o Simões Lopes esqueceu de procurar numas entrelinhas que existiam no manuscrito que ele recebeu? Pois é, eu encontrei e passo agora a palavra ao nosso já muito conhecido. Paisano, escuta-o:

"- Pois, é verdade... eu descobri uma maneira infalível, ainda que um pouco inusitada, de tirar boi do mato. Vocês sabem que, quando os bois entram no mato, só tem um jeito de tirar: abaixo de grito e cachorro, não é mesmo? Pois não... não é! Do meu jeito é bem mas fácil. Eu conto, eu conto.

Campereando, certo dia, assuntei como as mutucas, de minúsculo tamanho, tem a facilidade de acoquinar um pobre boi até que ele abandona o mato, daí dizer-se que ‘a mutuca tira o boi do mato’, advertindo que tamanho não é documento. Observado isso, eu inventei o método Romualdo... espere, espere... eu já chego lá.

Imaginei que, se os bichos podiam fazer isso, por que não ensiná-los, assim como se faz com os cachorros. Súbita e genial idéia: contei quantas mutucas havia em cada lombo de boi e fiz a média aritmética para saber quantas seriam necessárias para tirar um boi do mato. Cheguei, depois de acurado estudo, à conclusão de que seriam necessárias até 15 mutucas para os bois mais mansos e até 25 para os mais teimosos.

Feita a conta, pus mãos à obra: capturei 10 quinzenas de mutucas, das mais graúdas, para a experiência. Fiz dez saquinhos de tule, para que se pudesse enxergar através do tecido, aprisionei as mutucas dentro e atei na coleira, um em cada, de dez cachorros bem treinados na lida. Isto feito, passei a levar os cachorros todas as manhãs para recolher o gado, com as mutucas de carona nas coleiras. Cada cachorro com seu piquete de mutucas atada na coleira.

Um cachorro, um piquete... um cachorro, um piquete... (nesse caso, para pilotos, uma esquadrilha...)

Passados dois meses e quatro dias, que foi averiguado ser o melhor período para o ensino, experimentei soltar as mutucas. Qual não foi a surpresa dos outros peões quando viram que as mutucas não fugiram, mas sim, permaneceram fielmente pousadas no cogote de seu respectivo cachorro.

Pois bem, quando foram para a lida, de tiragem de boi, as mutucas, já acostumadas com o serviço, quando se aproximavam do mato, alçavam vôo, entravam pelo mato a dentro, - sempre cada qual no seu piquete -, escolhiam o boi, tiravam-no para fora do mato e o entregavam para seu cachorro-chefe que por sua vez levava o boi para o rodeio enquanto o piquete voltava para o mato para trazer outro boi.

Aaaahhhhh!!! Assim é fácil... – hão de dizer alguns! - assim eu também faço...mas eu nunca soube de outro que soubesse treinar tão bem uma mutuca como o compadre Leutério, que foi quem me ajudou... mas, infelizmente faleceu ano passado, senão, poderia confirmar o caso...”

Mas bem, com essa eu me despeço. Abraços a todos os patrícios e não esqueçam de que, quando quiserem tirar boi do mato sem esforço, basta que se capturem de 15 a 25 mutucas, conforme o caso, e apliquem o Método Romualdo de Tirar Boi do Mato."

Saudações, paisanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar... e comentar!!!