domingo, 16 de janeiro de 2011

Huslia - Bettles VOR/ADF


Decolando de Huslia
- 15:10 pm


Luzes da pista de Bettles

Note os ponteiros. O vermelho está em ADF, aponta para o radiofarol.
O verde está sintonizado no localizador.
Agora o ponteiro verde está apontando para 5º, que é o rumo da pista.
Momento de virar para 5º, então, em altura ideal aguardando avistar as luzes.

Os ponteiros agora estão alinhados.
Neste caso o ADF alinha com a pista (nem sempre acontece),
mas como ja foi "bloqueado" (sobrevoado),
o ponteiro vermelho está virado para trás, na direção do radio NDB.

Alinhado com os ponteiros, visual, trem baixo e travado,
luzes de pouso, flap full, e descendo.
Aguardar o toque...

E pousar. 16:00 pm. Pode-se pousar em "tres pontas",
mas entrei um pouco alto.
Se errar, erre sempre para cima. Ninguém bate no céu.

Touch down. 100fpm, aproximadamente. Sem vento e sem
windshear é seguro, mas evite pouso muito "manteiga",
pouse logo. Uma windshear nessa hora pode estragar a vida.

Reabastecendo...

Mapa do voo. Acima, detalhe da aproximação.
5º no rumo da pista (desatualizado).
Note o bloqueio (sobrevôo) exato sobre o NDB EAV
O leve desvio da rota deve-se ao
vento de 24kt na altitude de cruzeiro.
Evita-se o desvio mantendo sempre os ponteiros alinhados e
conferindo o curso com cálculo de proa e rumo verdadeiro.

PABT real em: http://www.airnav.com/airport/PABT

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